segunda-feira, 14 de março de 2011

Carnaval e futebol - o ópio do povo


Não tenho dúvida nenhuma, que muitos discordarão desse texto. Me criticarão por algumas ideias minhas. Mas, eu precisava expressar isso: Carnaval e futebol são somente atraso de vida ao Brasil. Geram dinheiro? Só para os ricos! Porque ninguém da minha família se beneficia com eles!



“Ah, mas você é fissurado por futebol!”, eu assumo e assino embaixo. Sou mesmo. Mas, sei distinguir o esporte de todo o resto da minha vida.

Torço, xingo, vibro, ultimamente mais me decepciono (Ô Palestra mio!) com o futebol. No dia seguinte, é bola pra frente que atrás vem gente. Algumas pessoas porém, acordam e dormem, em razão do futebol. E ainda pagam por isso! Dane-se o aumento irrisório do salário mínimo, enquanto o salário dos deputados aumentou 80%. Pra que me preocupar com o número de jovens que têm morrido por motivos fúteis em SP? E as enchentes? O caos na saúde pública? O que importa é que meu time ganhou! Viva o futebol! Rojões e um brinde à toda a nação!

Com o carnaval é a mesma coisa. Todo começo de ano é a mesma conversa: “o ano só começa depois do Carnaval.” Ou, “o duro é agüentar esse pequeno período entre o Carnaval e o Ano Novo.” E muitos levam a sério os ditados.

Milhões são gastos em patrocínio, em investimentos para as escolas de samba, em camarotes VIP, em bebidas e preservativos. Festa popular? Só se for pra gente popular. Artistas, sub-celebridades, atletas e afins.

Será que não há prioridades mais urgentes do que isso? Enquanto alguns comemoram a nota 10, que tiraram no quesito Harmonia, outros choram a falta dela. Mais jovens mortos em acidentes durante o feriado, mais crianças abusadas por monstros inescrupulosos, mais corrupção e violência. Mas, e daí? Os desfiles compensam tudo isso. As “musas” desnudas se exibem em trajes (?) mínimos e levantam a galera na arquibancada. UHU! Isso aqui é o paraíso!

Blocos e mais blocos de gente, se espremendo, correndo atrás de um maldito trio elétrico, com músicas super criativas. Apanhando de “cordeiros” e da PM, tendo a carteira roubada, sofrendo assédio dos mais variados tipos. Ah, vale tudo, é CARNAVAL!

Se os brasileiros se esforçassem em outras áreas, como o fazem com o Carnaval e o futebol, esse país seria bem melhor de se viver.

Nessa época da maior festa popular brasileira (nem brasileira ela é!), eu prefiro desligar a TV e escutar Legião Urbana e Paralamas, que sempre compartilharam da mesma opinião que eu:

“Vamos comemorar como idiotas, a cada fevereiro e feriado/ Todos os mortos nas estradas/ Os mortos por falta de hospitais...” ou “Oh, mundo tão desigual, tudo é tão desigual/ De um lado esse Carnaval, do outro a fome total...Oooooo”

Vamos comemorar pessoal!

Afinal, já acabou o Carnaval e o ano, enfim se inicia, no país do futebol.

3 comentários:

  1. Cara vou te dizer algo, eu igual que vc opino do mesmo jeito, parabens por colocar uma verdade que muitos nao se atrevem a pronunciar.

    ResponderExcluir
  2. Jogadores recebem altos salários para correr atras de uma bola e levam vidas de celebridades, enquanto nós acordamos cedo e dormimos tarde para ganhar uma merreca. Quem dá audiencia pra isso é um OTÁRIO. FUTEBOL É UM ATRASO DE VIDA

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente deve haver país rico manipulando países pobres, promovendo o caos.
    Por exemplo:
    Porque a mídia divulga em sua maior parte do tempo péssimos hábitos, condutas, maneiras erradas de falar.
    Porque os professores ganham mal e os jogadores ganham bem, consequentemente serão formados cidadãos com pouquíssimo conhecimento técnico ou científico porem exímios conhecedores de futebol e afins mantendo o país na lama.

    ResponderExcluir