quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Arte + Cultura + Cristianismo = é possível???


Sabe aquela história de que, só é bom, o que vem da igreja?

Pois bem, eu nunca fui muito a favor dessa teoria. Desde que me converti, em 2001, meus gostos musicais, por exemplo, sofreram mudanças radicais. Por influência de amigos da igreja, passei a ouvir muito mais música brasileira, deixando de lado, algumas modinhas americanas (das quais, eu ainda curto algumas!). Pedro Mariano, Simoninha, Jair Oliveira...e outros.

Só porque não são da igreja, não são bons? Não se pode tirar nada de bom de suas músicas?

E como ficam, por exemplo, a pintura, a fotografia, as letras? Se não são da igreja, não devemos apreciá-los?

Foi por essas e outras, que me identifiquei muito com um portal, chamado Cristianismo Criativo!

Os caras conseguiram estabelecer uma equação (não tão de primeiro grau assim!), com um resultado que certamente, não é 0! Muito pelo contrário!

No Cristianismo Criativo, você acha de tudo: pintura, fotografia, charges, filmes, músicas, literatura! E como usar tudo, para fazermos do nosso Cristianismo, algo mais criativo! (Desculpem a repetição dos termos, mas é a real!!!)

E ninguém melhor, do que os próprios mentores dessa jóia rara para nos contar como surgiu essa idéia!

Com vocês, o dono da ideia, Whaner Endo!

Avante Cultura - Quem teve a ideia de criar um portal que aborda a "equação": Arte + Cultura + Cristianismo?
A ideia do Portal surgiu naturalmente, depois que decidimos mudar o conceito da editora, que antes era uma “publicadora de livros” e passou a ser uma disseminadora de ideias. (Nesse ponto, o Whaner se refere à editora W4). Com essa mudança estratégica, também focamos mais naquilo que a gente mais conhecia e mais se interessava, ou seja, definimos que a linha editorial principal da W4 Editora seria ligada a livros que tratavam das relações entre artes X cultura X cristianismo.
O portal veio como uma forma de trabalharmos os conceitos de redes sociais junto ao nosso público leitor, pois ele serve como uma agregador e gerador de conteúdo para os nossos leitores ou pessoas interessadas ao tema. Em paralelo ao portal, foram criadas as comunidades no Orkut e Facebook, a criação do Twitter, além de um canal de stream de vídeo no uStream. Tudo para a promoção da reflexão saudável e sem “rabo preso” com os grupos dominantes e as ideias equivocadas que "pululam" por aí...

Avante Cultura - Hoje em dia, por que é tão difícil, inserir elementos das artes dentro da igreja? Por exemplo, ritmos brasileiros nem sempre são bem aceitos. Que explicação vocês dariam a essa não-aceitação?
Acredito que isso tenha a ver com a própria história da igreja, ligada aos movimentos gerados por missionários americanos e ingleses, além das características da matriz cultural brasileira que normalmente liga os ritmos brasileiros aos cultos afro. No fundo, é um reflexo da própria massificação e pasteurização existente tanto dentro como fora da Igreja. Tudo que não se adequa ao padrão estético da indústria cultural é deixado de lado.


Avante Cultura - Afinal, o que é Cristianismo Criativo?
Na minha visão, cristianismo criativo é cristianismo relevante! Nas artes, isto está ligado à mudança de rota de uma produção pragmática e muitas vezes utilitária, para uma produção coerente com as mediações culturais existentes no entorno da comunidade. Mas, podemos ter cristianismo criativo ligado ao meio ambiente, justiça social, política, relações humanas... Enfim, ser um cristão criativo é o que o Brian McLaren fala sobre a mensagem secreta de Jesus: o cristianismo original...

Avante Cultura - O que vocês acham de muitos pastores que se utilizam de obras seculares (poesias, canções e etc...) para ilustrar suas pregações?
Acho fundamental, pois insere na vida eclesiástica o sopro criativo do Criador que traz frescor ao dia-a-dia de todo cristão. Além disso, é uma forma de sairmos do gueto e sermos influenciadores e influenciados pelas coisas boas que existem por aí. No início do livro "Cristianismo Criativo?", o jornalista e crítico inglês Steve Stockmann conta sobre sua experiência na famosa comunidade de L´Abri e as provocações que recebeu de Francis Schaeffer ao longo do tempo em que esteve por lá. Para saber mais, você terá que ler o livro!
Whaner, pode deixar que vou ler o mais rápido possível!!!

Avante Cultura - Como vocês veem a segregação do chamado mercado gospel?
É tudo uma questão comercial. O público evangélico ou gospel é um segmento de mercado tão interessante quanto o das pessoas de 3ª idade ou do singles... E, portanto, muitos se aproveitam disso apenas para ganhar dinheiro. É claro que existem pessoas honestas, mas infelizmente parece que estão perdendo...
Outro problema ligado a essa segmentação de mercado é o baixo padrão exigido pelos seus consumidores, o que tem transformado esse público num porto seguro para inúmeros artistas-zumbis, ou CSL (celebridades de segunda linha) que já haviam morrido em seus mercados de origem, mas se convertem e ressurgem para o showbizz ao serem consumidos pelos ávidos levitas e fãs-extravagantes.

Avante Cultura - Conversei com a galera do Crombie, e eles disseram não ter medo da banda ser tachada de gospel. Até quando, vcs acham que existirá essa divisão entre "artista gospel" X "artista secular"? Deve haver essa divisão?
Essa divisão é uma das maiores falácias pregadas pela maioria dos líderes dentro do arraial evangélico tupiniquim. É uma forma de reserva de mercado, quando não indica uma miopia quase mister-magooense.


Avante Cultura - Que artistas hoje, representam o verdadeiro sentido de Cristianismo Criativo?
O Crombie é um exemplo. Gosto também do U2... Mas vejo muito do Cristianismo em letras dos Los Hermanos, Lenine, Regina Spektor... Roberto Minczuk é outro exemplo de cristianismo criativo... Fora da música, tem o designer Wagner Archela e a artista plástica Christiane Correa. Nas letras, a Adelia Prado...

Avante Cultura - O que vocês curtem "fora" da igreja? Na música, literatura, cinema?
Curto muuuuuita coisa...
Pra ficar no que tenho ouvido, lido e visto ultimamente: Regina Spektor, U2, Gerson Borges, Palavrantiga, Madeleine Peyroux.
Na literatura, o Mia Couto com seu "Antes de nascer o mundo" me surpreendeu pelo seu lirismo, a narrativa do Chico em "Leite Derramado" ficou bem interessante... Neil Gaiman também é muito bom... Rob Bell com seu "The Velvet Elvis" é um soco no estômago da Igreja... Gostei do "A Cabana" também.
Cinema... Vixe... Não sou nem um pouco cinéfilo... Gostei do "Entre os Muros da Escola" e "Quem quer ser milionário", para citar algumas coisas fora do tradicional padrão hollywoodiano.


Avante Cultura - Por fim, mas não menos importante, por que precisamos de arte?
Porque a arte é uma das linguagens mais diretas que o Senhor usa para falar com seus filhos!



Pra quem quiser conferir mais, tudo o que rola no portal, é só acessar:

http://www.cristianismocriativo.com.br/


Em breve, pretendo trazer alguns dos artistas que colaboram com o portal! Vocês vão se deliciar com tudo o que há de bom (e que muitas vezes, nem sabemos!!!).

E deixo com vocês, uma artista indicado pelo Whaner: Regina Spektor.
Eu particularmente, nunca tinha ouvido muito, mas agora, faz parte do meu set list!





Um grande abraço a todos,
Luiz

2 comentários:

  1. Cara, curtimos muito! Vamos divulgar no twitter, no blog da W4 e até no próprio Portal! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Mann,
    Só posso te dar meus parabéns mais uma vez pelo blog e dizer que sua livraria já faz parte dos meus sonhos! To sonhando isso com vc!
    Abrazzz

    ResponderExcluir