domingo, 14 de agosto de 2011

Garapa - a verdade nua e crua!



No meio das minhas super férias do trabalho (2 semaninhas que pareceram 2 dias!), tive a chance de assistir ao documentário do José Padilha, diretor dos dois filmes Tropa de Elite. O cara já polemizou ao enfiar o dedo bem fundo, na ferida de temas como: a segurança (ou falta de) pública e a corrupção no Rio de Janeiro (e por todo o Brasil). Padilha nos dá um tapa na cara, um verdadeiro murro no estômago com seu documentário chamado Garapa (o filme foi rodado em 2005, mas lançado um pouco depois). O documentário mostrar a vida de 3 famílias, todas elas chefiadas de certa maneira pela mulher, que é a responsável por levar dinheiro ao lar, cuidar dos filhos e ainda por cima, aguentar alguns casos de maridos embriagados.

Que a fome assola nosso Nordeste, não é novidade pra ninguém. Meu pai, que assistiu metade do filme comigo (com lágrimas nos olhos!), viveu isso na pele. Passou fome, bebia água que era mais barro do que outra coisa, vivia em casa na companhia dos "barbeiros". É, isso mesmo! Aquele bichinho que transmite a doença de Chagas. E isso foi há muitos anos atrás. E parece que NADA foi feito. Famílias com 4, 5 filhos, recebem R$50,00 de ajuda do governo! Será que nossos governantes já assistiram a esse documentário? Com certeza não! Devem estar preocupados demais, vendo as novelas da Globo.

Se você acha que o "barbeiro" vive só nos livros de Biologia do Colégio está enganado! Se reclama do feijão que sua mãe faz ou se nunca tem seu prato predileto na mesa, você deveria assistir Garapa para repensar tudo isso.

Recomendo que todos vejam esse documentário, que é simples, sem muita intervenção do diretor, e que tem, como principal objetivo mostrar o verdadeiro Brasil, por trás dessa farsa na qual acreditamos hoje em dia.

Ah, e por que o documentário se chama Garapa?
Bom, por lá, é a mistura caseira de água com açúcar! Você não alimentaria seus filhos com água e açúcar né?
Pois bem...há pessoas que são obrigadas a isso!

PS - Qualquer prato de comida parecerá indigesto depois do filme!

Um comentário:

  1. é triste ver povos assim sofridos no nosso brasil.vamos tentar fazer diferente..

    ResponderExcluir