terça-feira, 14 de julho de 2009

Eis aqui minha primeira crônica...

E quem diria?

Dia desses, estive no Rio de Janeiro, em plena segunda-feira, saindo do aeroporto Santos Dumont exatamente às 5 da tarde.
Mesmo que no meu íntimo, soubesse que sofreria com um baita engarrafamento, daqueles bem monstruosos, que nos deixam parados por minutos sem nenhuma expectativa de sair do lugar, eu, otimista que sou, na primeira lufada de ar com aquela sensação de maresia que tomei na cara, falei para o motorista (que por sinal, sequer se ofereceu para carregar uma das minhas malas!):
- Que diferença de clima para São Paulo hein?
- É, mas para onde você vai, não está essa beleza não!
Eu estava indo para a serra. Já sabia que lá estaria mais frio, que eu não teria aquele clima agradável de fim de tarde, mas aquele infeliz tinha de acabar com a minha graça?

Andei, sabe-se lá quantos metros com as malas na mão, e nada do grande companheiro me oferecer uma ajuda.
Quando sentei no carro, a confirmação!

- Meu amigo, vamos pegar um trânsito!
E a cara dele era pior do que os taxistas que costumam enfrentar as marginais em São Paulo, em plena 6 horas da tarde.
Ele coçava a cabeça, respirava fundo, meio que esperando uma confirmação minha.
- Que coisa não, foi tudo o que eu consegui dizer.
Já aborrecido pela prestatividade do meu caro amigo, pelo enorme trânsito que me esperava, pelo frio que me aguardava quando eu
chegasse ao hotel, mexia nas minhas coisas dentro da mochila, talvez buscando algo que me salvasse daquele tédio sem fim. Foi quando, de súbito, olhei pro lado e me vi, parado num engarrafamento às margens do Porto do Rio.
Alguns barquinhos seguiam a direção do vento fraco que batia na costa.
Ao fundo, a indescritível ponte.
Uma pincelada do homem, na obra-prima já pronta de Deus.
E um sol que eu jamais havia visto antes! Não era amarelo, nem vermelho. Tomava um tom alaranjado muito forte que contrastava com a suavidade daquele mar em calmaria.
Se meu caro amigo me dirigiu a palavra alguma vez durante aqueles meus momentos de transe, juro que não ouvi uma palavra sequer.
E foi melhor assim.
Não sei por quanto tempo fiquei a observar aquele retrato, sem dizer uma palavra, sem me mexer.
A cada piscada minha, era um pedacinho do céu que o sol caminhava, rumo ao seu descanso no fim do dia.
Por mim, aquele engarrafamento poderia durar horas a fio, que eu não ligaria. Mas logo (não tão logo assim!), os carros se dissiparam. Enfim, andamos um pouco e todas aquelas imagens ficaram para trás.
De volta à paisagem urbana, com traços, sons e cheiros já bem conhecidos.
Me veio então à cabeça, um desses ditados que os outros dizem mas que você nunca consegue aplicar em sua vida.
“Há males que vem para o bem.”

E não é que é verdade?

(Luiz Monaro Soares)

4 comentários:

  1. é verdade!
    Sempre penso que existem males que vem para o bem.
    Adorei o blog ,prometo passar sempre!
    Que orgulho de irmão mais velho que arrumei.RSRS

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Rio! Sou suspeita pra falar alguma coisa!
    Gostei daqui Luiz!
    Bem-vindo ao mundo dos blogs!


    Beijos,
    Jana.

    ResponderExcluir
  3. Mi,
    Volte sempre mesmo!

    Jana,
    Valeu pelas boas-vindas!
    E pode deixar, que mais textos meus estarão por aqui!

    ResponderExcluir
  4. Nussa já vivi várias dessas experiencias, onde tudo conspirava contra o curso normal das coisas. Mas, acredito que a grande diferença é como encaramos essas situações, se eu partir do príncipio que NADA foje do controle de Deus entenderei que TUDO, absolutamente tudo que aconte em minha vida é por um propósito, sendo assim nada é por acaso! Acredito que há males que vem para bem, mas não sei ainda se são males ou vivencias não muito agradáveis, colocadas por um Ser Supremo( Deus) para aprendermos com o momento. Algum tempo atrás tive uma experiencia assim. O trem estava demorando muitooo pra vir, mas nesse meio tempo tive a oportunidade de falar de Jesus Cristo há uma pessoa... Acredito que a grande diferença é como encaramos a vida e as situações que nos são "propostas"....

    Belo texto
    Deus te abençoe e trabalhemos para o avanço da cultura!!!
    Ismael Inácio
    http://seminaristaismael.blogspot.com

    ResponderExcluir