sexta-feira, 5 de novembro de 2010

05 de Novembro - Dia do Cinema Brasileiro

Até pouco tempo atrás, os filmes brasileiros não gozavam de muita credibilidade e prestígio, dentro do nosso próprio território nacional. Os filmes nem bem eram lançados e mal passavam pelas telonas, iam direto para as locadoras.
Vai me dizer que quando você via que um filme brasileiro passaria na TV, você não reclamava:
“- Putz, filme brasileiro na TV não!”
Felizmente, essa situação mudou. Talvez, devido a maiores incentivos governamentais e da iniciativa privada. Também, pelo surgimento de uma nova geração de diretores e atores que deram uma nova cara ao cinema nacional (não que não existisse nenhum filme brasileiro antigo de qualidade! Longe disso!)
E como hoje, dia 05 de novembro, comemoramos o Dia do Cinema Brasileiro, resolvi homenagear alguns filmes (porque há muitos outros), que representaram e seguem representando muito bem, o nosso cinema tupiniquim em terras estrangeiras, chegando até mesmo à disputa pelo Oscar.

- Orfeu Negro (1959), não foi uma produção totalmente brasileira – seu diretor Marcel Camus era francês. Como o filme conseguiu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o Brasil não pode contabilizá-lo, pois a Academia leva em consideração, a nacionalidade do diretor. O filme teve um remake algum tempo atrás, mas não teve nem de longe, o mesmo sucesso e qualidade.




- O pagador de promessas (1962), este sim, um autêntico filme brasileiro. Dirigido por Anselmo Duarte, é considerado por muitos, como o melhor filme brasileiro de todos os tempos. Eu confesso que ainda não assisti, mas está na minha listinha!




- O beijo da mulher-aranha (1985), dirigido por Babenco, essa co-produção americana obteve muito sucesso e contava com Sônia Braga e o já falecido Raul Julia no seu elenco.






- O Quatrilho (1995), esse eu assisti por indicação da escola, mas confesso que não gostei muito. Contudo, o filme fez muito sucesso no exterior, mas mesmo assim, não levou a estatueta de melhor filme estrangeiro.




- O que é isso Companheiro (1997), dirigido por Bruno Barreto, o longa que conta o sequestro do embaixador americano por um grupo de estudantes, também disputou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas assim como os outros brasileiros, não teve êxito. Tem um elenco fortíssimo com Luiz Fernando Guimarães, Fernando Torres, Pedro Cardoso, Cláudia Abreu, Matheus Nachtergaele, entre outros.

- Central do Brasil (1998), ao meu ver, o filme que consolidou o cinema brasileiro, como um dos grandes centros cinematográficos do mundo. Pra quem não se lembra, Fernanda Montenegro disputou o Oscar de Melhor Atriz e não levou por pura injustiça.

- Cidade de Deus (2002), dirigido por Fernando Meirelles, um dos mais importantes dessa nova geração, na minha opinião, foi o filme que trouxe mais holofotes para o nosso cinema. Se Central do Brasil mostrou do que éramos capazes, Cidade de Deus elevou o nosso cinema a outro patamar. Com edição e fotografia fabulosas, o filme disputou o Oscar em 2003, nas categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Infelizmente, não levou nenhuma estatueta, porém, foi indicado pela revista TIME, com um dos 100 melhores filmes de todos os tempos.

Além desses filmes brasileiros que chegaram à disputa ao Oscar, listei mais alguns que merecem ser vistos:
- Tropa de Elite 1 e 2 – dispensa comentários! Como dizem por aí, é um tapa na cara de todo mundo que ainda acredita que esse país tem jeito!
- Bicho de 7 cabeças – uma das melhores atuações que eu já vi – Rodrigo Santoro tem uma atuação visceral nesse filme! A trilha sonora também é de altíssima qualidade.
- O ano em que meus pais saíram de férias – é o olhar de uma criança sobre os efeitos da ditadura militar, na sociedade da época. Belamente dirigido por Cao Hamburger, causa comoção em todos que, de uma maneira ou de outra, presenciaram esse período nebuloso. O filme ficou entre os 9 finalistas para a disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não conseguiu figurar entre os 5 finalistas.

Deixei aqui a minha opinião sobre os melhores filmes brasileiros. É claro que eu poderia mencionar muitos outros, como por exemplo, Glauber Rocha, mas fica pra um outro post.

E você, quais são os seus filmes nacionais prediletos?


Trailer de Cidade de Deus


Uma obra-prima brasileira - O pagador de promessas

3 comentários:

  1. Desculpem pelo comentário off-topic, mas não encontrei um e-mail para contato. Gostaria de divulgar o Projeta Brasil do Cinemark; creio que interessaria aos seus leitores. Se for os caso, eis uma notinha:

    Um dia inteiramente dedicado ao cinema nacional nas 428 salas dos 52 complexos de cinema da Rede. Este é o Projeta Brasil Cinemark que, em sua 11ª edição, exibirá as principais produções brasileiras lançadas entre novembro de 2009 e outubro de 2010. Na segunda-feira, 8 de novembro, os espectadores poderão assistir a filmes nacionais por apenas R$ 2. Entre os longas-metragens do XI Projeta Brasil estão títulos como ‘Tropa de elite 2’, ‘Nosso Lar’, ‘Chico Xavier’, ‘Sonhos Roubados’, ‘Xuxa em O Mistério de Feiurinha’ e ‘É proibido Fumar’. Ao todo, mais de 30 filmes estarão disponíveis para o espectador. O público terá a oportunidade de assistir pela primeira vez, ou ainda rever, sucessos dos últimos 12 meses do cinema brasileiro por apenas R$ 2. Desde 2000, a Rede Cinemark reserva uma segunda-feira de novembro para o cinema nacional. Neste período, mais de 1,5 milhão de espectadores já prestigiaram produções brasileiras nos dias do evento.
    A programação completa e demais informações você encontra no site do Projeta Brasil: http://www.cinemark.com.br/acao/projetabrasil.html

    Caso tenha interesse, poderemos enviar o vídeo da ação para divulgação.
    Um abraço.

    Helena Costa
    Rio de Janeiro +55 (21) 2555 8924
    São Paulo +55 (11) 2769 3806
    http://www.belemcom.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bela relação, Luiz.
    "Bicho de 7 cabeças"encabeça minha lista de filmes favoritos do cinema nacional.
    Incluiria "Não Por Acaso", do Philipe Barcinski - filme simples e sensivel, mas que me cativou muito!
    ABração

    ResponderExcluir
  3. TH,
    Realmente, "Bicho de 7 cabeças" é muito bom!
    Já o "Não por acaso", eu ainda não assisti, mas vou procurar!
    Abração!

    ResponderExcluir