quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Exposição "Goeldi, Luz Noturna"

Quem já ouviu falar de Goeldi?
Oswaldo Goeldi.

Não?

Se respondeu não, fique tranquilo! Você não é o único, com certeza! Mas, por outro lado, não sabe o que está perdendo!

Até ontem, eu tampouco conhecia a maravilhosa obra desse mestre de nossas artes plásticas.
Mais precisamente, gravuras. Xilogravuras.

Sabe aqueles desenhos que costumam ilustrar os textos de literatura de cordel?
Goeldi foi, é e sempre será, um de nossos maiores expoentes nessa área!
Basta olhar para uma de suas peças, para se encantar por suas técnicas, por seus personagens.

Para quem não sabe o que é xilogravura, trata-se de uma técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução de imagens e textos sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo inversamente parecido com um carimbo já que o papel é prensado com as mãos sobre a matriz.
A técnica exige que se entalhe na madeira, com ajuda de instrumento cortante (que eu aprendi o nome hoje, se chama goiva), a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura.

Quem quiser conferir a exposição desse grande gênio, conhecer um pouco de sua história, ver um vídeo bem bacana, explicando um pouco sobre sua trajetória e obra, a exposição "Goeldi, Luz Noturna" fica até o dia 20 de Setembro, na Caixa Cultural SP (dentro do Conj. Nacional, na Av. Paulista), de terça a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados, das 10h às 21h. O melhor de tudo é que é na faixa!



"O que é preciso é criar, dar alguma coisa de si. Usar a fantasia e a vontade criadora para gravar sempre mais em profundidade" (Oswaldo Goeldi)



Eu recomendo!

2 comentários:

  1. Cara.. que trampo pra fazer isso!!!
    Até preparar a matriz... Pensa eu com a Goiva!!! Nossa...
    Mas informações novas são sempre bem vindas!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria.Bem escrita e com bom foco.Raridade hoje em dia.A exposição é, no mínimo, um presente para quem gosta da boa arte e de gravura.
    Paulo Leonel Gomes Vergolino.

    ResponderExcluir