terça-feira, 4 de agosto de 2009

Nordestinamente


"Nordestino não é um destino, é qualificação
De nascimento, é um chamamento, uma vocação." (Gerson Borges)


Quanta beleza e profundidade nesses versos!

E mais do que isso: quanta realidade!


Tive o prazer de estar no lançamento do novo CD do Gerson Borges, um cara que eu admiro muito. Um pouco, pelas suas inúmeras habilidades (ele é pastor, poeta, músico, formado em Letras, assim como eu), mas muito mais pela sua inteligência , integridade, caráter e bondade que fazem dele, alguém fora de série.


Enquanto ele cantava aquelas músicas, homenageando toda a nossa cultura nordestina, desde a força do baião, a criatividade e a musicalidade da literatura de cordel, xilogravuras, eu me lembrava de tanta coisa boa que o Nordeste já nos proporcionou (além do meu pai, que é natural de Alagoas e até por isso, eu tenha toda essa admiração).


Se eu fosse enumerá-los todos aqui, talvez tivesse assunto para infinitos posts. Talvez não, com certeza teria.


Por isso, só vou colocar alguns nomes, para que aqueles que não conhecem "nadinha", vejam o quanto estão perdendo: Jorge Amado, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Gonzagão, Gonzaguinha, Caymmi, Caetano, Gil, Fágner, João Gilberto, Zé Ramalho, Gilberto Freyre...

Ihhh, é tanta gente!

Quem não conhece, corra pra conhecer!
Vocês não se arrependerão!

Abraços,

2 comentários:

  1. Foi sensacional o lançamento do CD do Gerson. Ontem, enquanto partilhava mais um momento de comunhão com um amigo, eu escutava e contemplava as belíssimas melodias e poesias que este trabalho possui!
    Fico feliz por ter acesso a mais uma obra que me faz chegar mais perto de Deus!
    Forte Abraço,
    nEle

    ResponderExcluir