domingo, 6 de setembro de 2009

Exposições - Pinacoteca de São Paulo

Galera, não percam as exposições temporárias que estão na Pinacoteca!
São indispensáveis para qualquer pessoa!
Além do acervo maravilhoso que muitos já conhecem, a Pinacoteca tem hoje, 2 exposições temporárias sobre: Norberto Nicola e o mestre francês Matisse.

EXPOSIÇÃO: Norberto Nicola - Tapeçaria Contemporânea

Norberto Nicola (1930-2007) era pintor e tapeceiro, nascido em São Paulo. A exposição conta com 40 obras, sendo 17 tapeçarias de grande formato.




Posso dizer que são muito interessantes, nos leva a imaginar o trabalho que ele levou para fazer cada uma daquelas peças. Além das peças de tapeçaria, há também desenhos, gravuras e estudos dele.

De 18 de julho a 13 de setembro de 2009

Matisse Hoje

Posso dizer que é uma exposição absolutamente maravilhosa!
Todas aquelas obras do gênio francês, ali, na minha frente!
Não é à toa, que o primeiro final de semana da exposição contou com um bom número de visitantes e teve até cobertura da Rede Record.
A mostra exibe cerca de 80 obras que integram tanto coleções privadas como públicas. O interessante é que há ainda, os trabalhos de 5 artistas contemporâneos que de alguma forma, dialogam com a obra de Matisse.

Pensem em alguém que usava a cor como o fator principal da pintura! Pois esse é Matisse!

Ele foi pintor, desenhista e escultor. Só né?

Pra quem ainda não pode visitar a exposição, vou deixar uma das principais obras de Matisse por aqui! Mas volto a dizer, não percam, vale muitoooo!!!

De 05 de setembro a 01 de novembro de 2009

Curiosidade

Além das exposições já mencionadas e do acervo permanente da Pincoteca, há uma instalação do artista francês Céleste Boursier-Mougenot. A instalação é composta por 3 piscinas em que 200 louças de porcelana flutuam com o movimento da água, produzindo sons ao se chocarem.
Parei por alguns minutos diantes daqueles piscinas, tentei entender o que aquele monte de gente apreciava. E não é que me surpreendi!
Os sons, por vezes me lembravam sinos! E o mais impressionante é que em alguns rápidos momentos, não se ouvia nenhum barulhinho vindo de nenhuma das 3 piscinas. Logo após esse hiato, o que se ouvia, era uma sinfonia de sons vindo do encontro das louças das 3 piscinas!

Muitas crianças estavam na exposição. E eu me fixei numa dessas crianças. Ela estava acompanhada pelos pais. Devia ser um garotinho de no máximo 2 anos. Ele estava simplesmente, extasiado nos movimentos dos objetos n'água e pelos sons que eles produziam quando batiam um no outro. E os pais, tentavam explicar como acontecia tudo aquilo!

Sortudo esse garotinho, que desde pequeno, já está aprendendo que é possível fazer arte com algumas tigelas e boas ideias.

Um grande abraço,

2 comentários:

  1. eu vi na televisão essa exposição da Pinacoteca. Fiquei curiosa.

    Parece ser bom pra pensar um pouco na vida e relaxar!



    Beijos,
    Jana.

    ResponderExcluir
  2. Cada dia gosto mais disso aqui.
    Lindo demais!

    Beijos, flores e abraços

    ResponderExcluir