domingo, 13 de setembro de 2009

Novidade no blog!

Galera, é com imenso prazer que eu começo aqui no blog, um novo espaço, para a divulgação e o reconhecimento de novos artistas com qualidade!
Acredito que nada melhor do que saber a origem do grupo, as influências, os gostos, através das palavras daqueles que nos alegram com sua própria arte.

E é muito feliz, que eu trago a vocês, a minha primeira entrevista aqui pro blog.


Pensem num som relax, com muito da sonoridade da nossa MPB, com letras profundas e que te fazem pensar em algumas coisas que talvez, você nunca tenha dado atenção.
Esse é o som do Crombie, banda formada em 2006, por um grupo de amigos de Niterói (todos membros da Igreja Presbiteriana Betânia, em Niterói).
Em comum? A paixão por boa música.

Avante Cultura - Como surgiu a banda Crombie? Vocês todos já se conheciam, eram amigos de infância?

Somos amigos desde criança mas só montamos a banda em 2006. Um dia o Gabriel mostrou uma música pro Paulo e o Paulo tinha uma no mesmo estilo. A decisão foi chamar os amigos pra tocar essas e outras que viriam em parceria.

Avante Cultura - Afinal, quem deu o nome Crombie? Tem algum significado especial?

O nome que chegou até nós. Surgiu de uma brincadeira. Era um apelido que demos ao dono do estúdio no qual gravamos o primeiro CD. O chamávamos de Heber Crombie, por causa de uma blusa que vimos na rua. Crombie é um termo totalmente vazio de significado. Temos, assim como quem ouve, a liberdade de imprimir um.

Avante Cultura - Quais foram e são as maiores influências musicais da banda?

Tudo o que nos cerca influencia bastante. Algumas referências musicais são: Gilberto Gil, Marisa Monte, Los Hermanos,Tribalistas, Carlinhos Brown, Jairzinho, etc.

Avante Cultura - Já ouvi o Cd "porenquanto" muitas vezes, porque adorei as letras e a sonoridade. Deu para perceber uma semelhança com o som dos Los Hermanos em algumas canções. Eles são a maior influência da banda?

Não sabemos até que ponto eles nos influenciam. Boa parte das bandas que se formaram recentemente têm o Los Hermanos como referência, seja na música ou na questão mais estética. Não estamos por fora disso. A maior influência da banda, se é que podemos dizer assim, acho que continua sendo o Gil.

Avante Cultura - Como é ter o Gérson Borges como um grande admirador e incentivador do trabalho de vocês? (Pra quem não conhece, Gérson Borges é um grande pastor, músico e poeta, autor de diversas canções muito marcantes do nosso atual cancioneiro. Seu mais recente trabalho chama-se Nordestinamente. Em breve, teremos um espaço especial pra ele aqui no blog!)

Sem dúvida nenhuma, é o aval de quem sabe fazer música bonita e o alento pra continuar caminhando. O Gérson é muito bom.

Avante Cultura - O que vocês acham do atual cenário da nossa MPB? Quem são aqueles novos artistas que vocês têm acompanhado e que acreditam, farão sucesso mais pra frente?

A MPB é muito interessante. Está sempre se renovando com artistas novos e novos sons. Ela é muito conciliadora, sempre absorvendo novas influências e traduzindo ao seu modo. Maria Gadú, Céu, Tiê, curumin, Apoena.Vários artistas, todos com uma sonoridade muito própria e ótimas composições.

Avante Cultura - Nesse primeiro CD, em algumas músicas, nota-se claramente uma mensagem em relação a Deus e à Criação. Vocês têm medo de serem tachados de banda gospel? Não que isso seja negativo, mas é que sabemos que há uma segregação em relação àquilo que é considerado"mercado gospel".

Não temos nenhum receio. Somos uma banda normal assim como qualquer outra e queremos fazer música pra todos. Não direcionamos nossa música para nenhum público específico.

Avante Cultura - Quais são os próximos projetos da banda? Novo CD?

Acabamos de colocar o site no ar (www.crombie.com.br) e estamos gravando o segundo CD. Está sendo muito bom fazer esse cd. A gente gosta muito de fazer esse registro das músicas, é uma diversão. Aos poucos a gente vai dando mais informações sobre tudo.

Avante Cultura - Há alguma chance de alguma apresentação aqui em Sampa?

Por enquanto não temos nenhuma data pra sampa!

Avante Cultura - Deixem uma mensagem pra galera aqui do blog!

Obrigado pela atenção de todos. Ficamos muito contentes em saber que gostam das nossas músicas.



Depois de conhecer um pouquinho mais o trabalho da galera, deixo com vocês, a letra e um vídeo, da música com a qual, conheci essa incrível banda.


Sem vaidade (Crombie)

Ao dia que passa
esperança no amanhã
Aos livros ainda não lidos
desapego às coisas vãs
À falta do céu estrelado
Luzes sobre o mar da cidade
Ao coração apertado
alívio na eternidade
Às lindas cantigas cantadas
ouvidos agradecidos
Ao silêncio que sopra
vento com som de riso
Muitos sonhos por realizar
mas ainda temos pouca idade
Com a terra que sujou a calça
vivemos sem vaidade...

4 comentários:

  1. Ótima banda, ótima música (Vaidade)!!! Parabéns por incentivar, divulgar e abrir espaço a quem é de direito!

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver uma das músicas mais lindas "dur menino", aqui. Parceria maravilhosa de Vellozo e Mari Magno.
    Carnaval tem Crombie em SP no acampamento JV.

    Beijo, beijo

    ResponderExcluir
  3. Bela entrevista, meu caro!

    Abraço!

    MMoura

    ResponderExcluir
  4. Poxa! Se tem Gil e Los Hermanos na criação já é um BELO começo!
    Adorei, Luiz!


    Beijos,
    Jana.

    ResponderExcluir