terça-feira, 18 de maio de 2010

18 de maio - Dia Internacional do Museu

Mas quando foi a última vez que você foi a um Museu?

Talvez seja apenas uma impressão da minha cabeça, mas pelo pouco que eu estive fora do país, percebi que os estrangeiros (principalmente europeus) têm muito mais costume de visitar museus.

Levam as crianças, praticamente todo final de semana, para que esse "novo" mundo "velho" comece a fazer parte de seu dia-a-dia!

E onde surgiu o primeiro museu da história?

Na sua origem, um museu era um templo das musas, deusas da memória. Mais tarde, na época de Ptolomeu II mandou construir em Alexandria, edifício a que chamou "Museu". Estava dedicado ao desenvolvimento de todas as ciências e servia, além disso, para as tertulias dos literatos e sábios que ali viviam, sob o patrocínio do Estado.


Museus no Brasil

O Brasil abriga alguns dos mais importantes museus do mundo - como por exemplo, o MASP, o mais importante da América Latina.
São muitas as opções de bons museus, não só em SP, mas há pelo menos, um museu em cada estado brasileiro.


Em SP, apenas para citar alguns, temos além do MASP, o MAM, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca, Museu da Imagem e do Som de SP, Museu de Arte Sacra de SP, Museu do Relógio, Memorial do Imigrante, entre outros!



Eu, graças a Deus, já tive a felicidade e o prazer de visitar dois dos museus que sempre sonhei em conhecer na minha infância.




Um deles é o espetacular Museu Madame Tussaud, com figuras de cera de celebridades, intelectuais, políticos. Tudo ali beira a perfeição! É como se estivessemos reunidos com os atores de Hollywood, os políticos da Casa Branca ou do Parlamento Inglês e os astros do rock.

É fantástico!


O segundo é o National Gallery, fundado em 1824 e localizado na Trafalgar Square, em Londres. A coleção tem mais de 2300 pinturas, espalhadas em inúmeras salas, que precisariam de dias e mais dias, pra terem a verdadeira atenção que merecem.

Ali, estão pinturas de Da Vinci, Van Gogh, Picasso e Monet, apenas para citar alguns!

Só de estar em frente ao museu já me senti extremamente arrepiado. Porém, ao entrar (ah, a entrada é SEMPRE de graça!), me teletransportei a um mundo totalmente novo, diferente, colorido! Simplesmente, sensacional!

Muitos dizem que os museus não têm graça nenhuma, que só têm coisas sem valor, velhas. Mas essas pessoas se esquecem que são os museus que nos ajudam a escrever nossa história hoje e sem dúvida alguma, a nossa história amanhã!

Valorizemos mais os nossos museus!

Grande abraço a todos!

Um comentário:

  1. Eu, quando pequena, me lembro de adorar dia de visita em museu. Ficava fascinada... "nossa! quanto tempo isso já tem. eu nem era nascida!"...rs
    Depois isso começou a virar curiosidade... "mas como eles faziam pra falar nesse negócio? quem falava? o que falava?"... E por aí vai.
    MUSEU tem total participação na minha vida passada e futura.
    Por conta do que eu não vivi, do que vivo e viverei, quero me aposentar como Historiadora.
    Chego lá!
    Vamos valorizar nossos lindos museus!!!
    Beijão

    ResponderExcluir