quinta-feira, 24 de junho de 2010

Carta ao pai, Franz Kafka

Uma obra-prima!
É assim que eu costumo definir esse livro de Kafka!

Pra quem pensa somente em Metamorfose quando falamos do escritor de Praga, deveria ter como leitura obrigatória esse livro curto, mas extremamente significativo!


"Carta ao Pai” publicada postumamente – carta escrita por Kafka, mas nunca entregue ao pai – é o exemplo mais pungente da influência esmagadora do pai em sua vida. Notamos essa mesma influência esmagadora, em A Metamoforse.


O trecho abaixo resume tudo pra mim, uma vez, que eu sei bem como é, sentir essa tal "influência esmagadora":


"Era para mim incompreensível tua absoluta insensibilidade pelo prejuízo e dor que podias causar-me com essas palavras e opiniões; era como se não tivesses consciência do teu poder. Com segurança, eu também te feri com palavras minhas, mas então eu o sabia e isso me causava dor, mas não podia controlar-me, arrependia-me ao mesmo tempo que a dizia. Mas golpeavas com tuas palavras à direita e à esquerda, nada te inspirava piedade, nem nesse momento nem depois; diante de ti ficava-se inteiramente indefeso."


Forte, mas é sem dúvida, leitura obrigatória!



Nenhum comentário:

Postar um comentário